Conselho Político discute critérios para constituição dos palanques de Jerônimo

O Conselho Político reuniu 12 partidos, o governador Jerônimo Rodrigues, os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, o vice-governador, Geraldo Júnior, os secretários de Estado Luiz Caetano, Adolpho Loyola, Manoel Vitório, André Curvello, os presidentes dos partidos e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes, na manhã deste sábado, 02, no CAB. Na ocasião, foram discutidos os critérios para constituição dos palanques de Jerônimo na Bahia.

A reunião foi dividida em dois momentos. No primeiro, o Governo apresentou um balanço do panorama das finanças e fiscal do Estado, um panorama das principais ações, obras e projetos estruturantes em andamento do Governo do Estado e do Governo Federal via PAC, também apresentou um resumo de uma pesquisa de opinião acerca da imagem do governo e do governador em 14 regiões da Bahia e também no estado. No segundo momento foi discutido o quadro político eleitoral do estado focado nas 70 maiores cidades. O governador encaminhou que Salvador merecerá reunião específica para debater eleições e que ele vai convidar os partidos. Primeiro serão chamadas as legendas que têm pré-candidatura em Salvador e depois o Conselho como um todo para chegar a uma solução.

Não foi encaminhada na reunião nada especificamente sobre pré-candidatura, mas os critérios gerais para constituição dos palanques de Jerônimo. "Primeiro, o governador deu um recado sobre a unidade da base, ele quer trabalhar para ter a maior unidade em todas as cidades da Bahia. Então há um desafio lançado pelo governador aos partidos para que eles se juntem, se entendam para o fortalecimento de Jerônimo e de Lula, entendendo que 2024 é a anti-sala de 2026, para fortalecer e ampliar a força de Jerônimo e Lula no estado. Onde não houver consenso em torno de uma única candidatura em torno do Governo do Estado da base de Jerônimo, nós da Federação PT, PCdoB e PV encaminhamos alguns critérios que nós da Federação defendemos alguns critérios que estão sendo discutidos pelo governador com o Conselho Político, dentre eles tem primazia os candidatos e candidatas que apoiaram Jerônimo no primeiro turno de 2022, na sequência envolver aqueles que apoiaram no segundo turno, e depois aqueles que vieram compor a base depois das eleições", afirmou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.

"O PT e a Federação parabenizam o governador pela iniciativa de convocar os partidos. Ele disse que na sequência convocará as bancadas federal e estadual e também, em um momento posterior, os prefeitos e prefeitas candidatos e candidatas. Então ele está num processo de ouvir muito, um processo de escuta, de diálogo, de convencimento adotando primeiro critérios políticos claros e que todos os partidos possam participar de um jogo de ganha-ganha, de um processo em que toda a base saia fortalecida, toda a base saia ampliada e que a gente consiga dar ainda mais condições para Jerônimo seguir mudando a Bahia e Lula reconstruindo o Brasil", acrescentou o presidente do PT Bahia.